SESC MG: Implantação da gestão estratégica de custos
SESC MG: Implantação da gestão estratégica de custos

Em 2021, o SESC MG buscou a V&F para a implantação da gestão estratégica de custos, visando tomar decisões gerenciais mais precisas.

O Serviço Social do Comércio em Minas Gerais atua em todas as regiões do estado mineiro através de 50 unidades, sendo 32 unidades fixas, 15 unidades móveis, além de 3 unidades administrativas.

Além disto, o Sesc em Minas Gerais desenvolve programas, atividades e serviços nas áreas de cultura, saúde, lazer, esporte, turismo social, meio ambiente e educação, com diversas atividades nos referidos campos de atuação e foco na execução de medidas que contribuam para o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus familiares e comunidade em geral.

Gestão Estratégica de Custos

Considerando a amplitude e especificidade técnica do trabalho a ser desenvolvido, a contratação de uma empresa especializada em custos como a V&F foi uma opção estreatégica.

Segundo o SESC MG, através de um olhar crítico e isento, oportunizaria a identificação de dificuldades do desenho atual dos processos da instituição e na proposição de eventuais melhorias, superando eventuais dificuldades intrínsecas à organização.

Diante de tal necessidade, a contratação dessa consultoria teve como expectativa trazer resultados como o fortalecimento institucional e uma política de gestão em custos pautada em ferramentas, mecanismos e metodologias modernos e eficientes, de modo a se obter um melhor desempenho institucional.

Implantar um sistema de gestão de custos em uma organização como o SESC MG é um processo complexo e estratégico que requer uma abordagem estruturada.

 

Aqui estão as principais etapas realizadas:

  • Planejamento e Preparação: Estabelecimento claro dos objetivos do sistema de gestão de custos. Esses objetivos incluíram controle de despesas, melhoria da eficiência operacional, identificação de áreas de desperdício, e suporte para tomada de decisões estratégicas.

 

  • Definição de Objetivos: Envolvimento todas as partes interessadas, incluindo administração, operação, educação departamento financeiro e TI. O comprometimento de todos foi crucial para o sucesso do projeto.

 

  • Diagnóstico e Análise de Situação Atual: Levantamento detalhado dos dados financeiros e operacionais existentes, incluindo receitas, despesas, custos fixos e variáveis, e fluxos de trabalho. E mapeamento dos processos atuais da estrutura, identificando como os custos são gerados e registrados. Este mapeamento ajudou a entender onde estavam os maiores gastos e desperdícios.

 

  • Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Custos: Escolha da metodologia de gestão de custos Custeio por Absorção. Também foram desenvolvidas ferramentas para alimentar o sistema. E foram definidos os KPIs que serão monitorados para avaliar o desempenho do sistema de gestão de custos, como custo por serviço, custo por centro de custos e eficiência dos recursos.

 

  • Desenvolvimento de Procedimentos: Foram desenvolvidos procedimentos e políticas para a coleta e análise de dados de custos, treinando a equipe para garantir que todos haviam entendido esses procedimentos.

 

  • Monitoramento Contínuo: Foi estabelecido um processo de monitoramento contínuo para acompanhar os KPIs e outros dados relevantes, analisando regularmente os relatórios gerados pelo sistema. E Foram previstas revisões periódicas do sistema de gestão de custos para garantir que ele continue alinhado com os objetivos estratégicos SESC MG e que esteja respondendo às mudanças no ambiente interno e externo.

 

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