Publicado em
Hoje nós vamos conversar um pouco sobre qual o papel da análise de viabilidade de uma nova estrutura hospitalar, haja vista que normalmente os investimentos são bastante volumosos e também os riscos podem ser muito altos.
Tudo que nós queremos é fazer um investimento que consiga trazer o retorno mais breve possível e em um espectro de viabilidade.
Alguns cuidados devem ser analisados antes de iniciar esse empreendimento. E é por isso que o estudo de viabilidade faz muito sentido para auxiliar na sua tomada de decisão.
É importante entender quais são as diversas partes e que tipo de resultados ele deve nos trazer. Costumo segmentar o estudo de viabilidade em 3 blocos e abordaremos profundamente sobre cada um deles no vídeo abaixo, assista:
A partir de uma modelagem do hospital, se é especializado ou geral, identificamos qual o volume de demanda que vai existir. Isso vai ter algumas consequências.
A primeira delas é avaliar o perfil do nosso consumidor (se é hospital filantrópico, privado, do SUS etc). Tudo isso faz variar o tipo de pessoas que vamos trabalhar.
A análise de viabilidade deve levar em consideração os tipos de serviços que podem ser ofertados. Normalmente, partimos de uma demanda do mercado local.
Mas é muito importante também avaliar quem é a concorrência, principalmente regional. A análise deve ser detalhada para que possamos projetar cenários de demanda para a estrutura hospitalar.
Nesse momento, estruturamos uma planta para que possamos atender à demanda. Começamos a avaliar o fluxo operacional dos serviços ofertados no hospital, incluindo os de alta e baixa complexidade.
Para isso, vamos avaliar os custos, investimentos e recursos envolvidos. É muito importante também conhecer as leis que devemos atender e ter profissionais, visando atender a demanda. Afinal, queremos estruturar uma planta viável e de acordo com a demanda da região.
A questão destacada anteriormente possibilita projetar o crescimento ideal, porque nem sempre todos os investimentos precisam ser feitos a curto prazo. Podemos fasear o investimento para promover uma melhor sustentabilidade econômica e financeira.
E assim, entramos no terceiro bloco. Aqui iremos projetar todas as receitas a partir do cenário de demanda, bem como todos os custos e investimentos levantados no plano de faseamento. Isto nos trará informações sobre a viabilidade econômica e financeira do hospital, através de indicadores, como payback, valor presente, taxas de retorno e rentabilidade. Além disso, conseguiremos prever como remunerar o investidor do hospital, garantindo sempre um fluxo saudável e viável.
Acesse nosso material completo sobre modelagem de negócio na saúde e saiba como impulsionar sua organização com estratégias inovadoras, transformando a experiência dos seus pacientes.