Normalmente, os empresários usam valuation (ou, avaliação de empresas) quando negociam um investimento de risco. Além disso, essa prática é comum para buscar novos sócios.
Sempre que faz sentido do ponto de vista econômico, o empresário pode analisar para saber quanto vale cada ação ou cota da corporação. Vamos explorar esse assunto no vídeo a seguir. Mas, caso queira acompanhar a leitura do conteúdo, pode ir direto para os tópicos após o vídeo.
O que é valuation?
O valuation é um método que atesta quanto vale uma empresa, com base nas métricas de mercados e características operacionais. Ademais, também avalia os modelos business e a capacidade de gerar caixa.
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Como fazer valuation?
Existem diferentes metodologias para o valuation de uma instituição. Entre as mais usuais, em primeiro lugar se destaca a técnica “Fluxo de Caixa Descontado com análise de perpetuidade” e em segundo lugar, quanto à popularidade, está a “análise por múltiplos”. Saiba mais sobre eles:
1 – Fluxo de Caixa Descontado (FCD) com análise de perpetuidade
Esse é um modo mais robusto para o valuation. Nele, modelamos uma empresa com fins de criar premissas das projeções de:
- Receitas;
- Custos de operação;
- Investimentos para cumprir o plano de desenvolvimento empresarial.
Para construir uma modelagem econômica financeira, projetamos resultados para os próximos anos, segundo o seu tipo de:
- Mercado;
- Negócio;
- Produto.
Então, a partir das taxas de descontos do tempo de projeção chegamos ao valor presente.
Certo, mas e a análise de perpetuidade?
É razoável entendermos que uma empresa vai continuar a gerar valor mesmo após o cálculo do período de projeção. Por isso, devemos adicionar uma segunda fórmula que se chama análise de perpetuidade.
Nesse sentido, a análise de fluxo de caixa descontado somada com a análise de perpetuidade estabelece o valuation.
O grande desafio das premissas
Para esse mecanismo de valuation, definir cada premissa que embasa as projeções é desafiador.
Em geral, a discussão com eventuais investidores ocorre mais sobre as premissas do que a respeito dos números finais. Por exemplo, quais ideias embasam projeções de:
- Crescimento mercadológico;
- Custos operacionais;
- Faturamento;
- Investimentos para perfazer o plano de negócio;
- Receitas.
Dessa maneira, com uma modelagem bem efetuada é possível ter clareza das premissas para a instituição performar.
2 – Análise por múltiplos
Essa é uma análise mais rápida e simples. Em outras palavras, a metodologia compara a sua empresa com outra “empresa gêmea” no mercado.
Com base no desempenho do “negócio gêmeo” podemos correlacionar os atributos empresariais e assim verificamos as projeções e obtemos uma avaliação.
Foto: banco imagens Canva
Como é o valuation para a CVM?
Na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), só dois métodos de valuation são aceitos praticamente: valor marcado e fluxo de caixa descontado. Entenda:
-
Valor marcado
Um investidor aporta determinada quantia (por exemplo, R$1 milhão) por uma porcentagem da corporação (por exemplo, 10%). Sendo assim, a empresa vale R$10 milhões. Esse procedimento é usual para marcar valor à firma.
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Fluxo de caixa descontado
Se inexiste um aporte do ano anterior para estabelecer o valor marcado é necessário seguir a análise de fluxo descontado (já explicada no tópico anterior).
A Valor & Foco desenvolve projetos de valuation há cerca de 20 anos. Somos inclusive um dos pioneiros do setor junto à startups em Santa Catarina.
Nesse ínterim, contribuímos com o desenvolvimento de valuations que ultrapassam a soma dos R$500 milhões. Esses avaliações servem para diversas finalidades, desde a aquisição de investidores até o aporte de novos sócios a empreendimentos.
Como a Valor & Foco pode ajudar?
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