“Custos não foram feitos para serem controlados. Custos foram feitos para serem reduzidos.” Taiichi Ohno.
“Entender o custo da mercadoria vendida permite desenvolver estratégias superiores que produzirão uma vantagem competitiva.” O objetivo da gestão de custos deve não apenas orientar a precificação de produtos, mas identificar oportunidades de redução de gastos para aumentar a lucratividade.
A contabilidade de custos busca analisar toda a cadeia de valor desde a aquisição da matéria-prima até o consumidor final. A sua finalidade principal é fornecer as informações que o seu negócio necessita para proporcionar valor, qualidade e oportunidade que os seus clientes desejam.
Ela é implantada por meio de análise da cadeia de valores, de seu posicionamento estratégico e do estudo de seus direcionadores de custos fixos e variáveis, viabilizando assim a competitividade mercadológica de seu negócio.
Mapeamento e mineração de dados para alimentar o modelo de custos como despesas, custos fixos, mão de obra, matéria-prima, imobilizados, dentre outros.
Estruturação e modelagem dos custos conforme as decisões a serem sustentadas. Para cada tipo de decisão, diferentes modelagens de custeio podem ser estruturadas. As principais são Custeio Variável, Custeio por Absorção e Custeio Padrão, mas dependendo das decisões podem ser trabalhados o UEP ou ABC.
Desenvolvimento de um sistema de custos que permita recepcionar todos os dados de entrada e gerar informações para sustentar tomadas de decisão visando reduzir custos ou subsidiar precificações.