Olá, tudo bem? Me chamo Flávio e faço parte da Valor & Foco, empresa de inteligência de negócios que está no mercado brasileiro e internacional há 20 anos. Hoje a nossa conversa é sobre Product Market Fit, ou o encaixe perfeito entre produto e mercado.
Para começarmos a falar sobre o tema é importante segmentar essas palavras e abordá-las individualmente. Assista ao vídeo e entenda a fundo sobre o termo e seu impacto nos negócios.
O que é Market?
Quando falamos de mercado devemos ter em mente para quem aquele produto ou solução vai servir. Quanto mais personalizado, maiores as chances de entender como o mercado funciona e atender as expectativas.
Ao segmentar o mercado, você vai entender quem pode ser ou não cliente. Esse conhecimento vai te ajudar a avaliar hipóteses do Product Market Fit. Trata-se da primeira meta de qualquer negócio inovador. Caso não alcance o encaixe perfeito entre o produto e mercado, dificilmente você vai alçar voos maiores.
Entender o que o mercado espera é importante. Qual o nível de satisfação esperado? Qual o nível de importância da solução para cada indivíduo.
Quando falamos de solução temos 2 critérios: tornar um produto “must have” (necessário ter) ou “nice to have” (seria legal se tivesse, mas não é essencial). O que a gente busca é o essencial. Quanto melhor entender o mercado e os anseios, mais fácil fica entender o que ele busca.
O que é Product?
Product significa produto ou solução. Devemos entender o conceito ampliado. Ele abrange não só o produto, mas sobretudo o serviço agregado (forma de venda, suporte, contato com a área comercial etc.). Pode ser que não encontremos diferenciais no produto, mas sim nos serviços agregados.
Para exemplificar melhor podemos pegar o exemplo das canetas: a Bic e Montblanc. Ambas são canetas, mas não são concorrentes porque atendem a mercados diferentes. O cliente da Bic quer o produto para marcar papel e o da Montblanc busca uma função de status. Ambos, portanto, já alcançaram o Product Market Fit.
Imagem: Google
Nesse contexto, quando avaliamos uma solução é importante entender o que ela pode oferecer para o mercado, ou seja, segmentá-la em várias funções.
Pegando o exemplo da caneta, além de marcar papel, oferecer status, pode ter a função de conforto, trocar a carga etc. Todas as funções, em conjunto, vão garantir a percepção de valor que o público terá em relação ao produto. Em cada uma das funções, as pessoas terão um grau de satisfação e importância em relação a cada uma.
Por que essa questão é importante? Ela ajuda a focar no que realmente importa, ao invés de colocar mais custos do que deveria. O cliente não quer pagar mais pelo que ele não precisa e sim pelo que é necessário. Então, entender o Product Market Fit é o que pode diferenciar o seu negócio no mercado.
Levamos produtividade, competitividade e dados estratégicos para empresas inovadoras
Estamos há mais de 20 anos transformando negócios inovadores em negócios sustentáveis. Entendemos que a busca pelo Product Market Fit deve ser a principal premissa.
Na empresa fazemos uso da metodologia da Engenharia de Valor. Ela identifica a percepção de valor que o potencial cliente tem em relação ao produto e consegue direcionar os esforços de pesquisa e desenvolvimento para gerar mais valor e eliminar itens que não são necessários. O produto vai ser mais adaptado ao seu negócio e com menores custos de investimentos no seu desenvolvimento.