agroindústria é o ambiente físico equipado e preparado onde um conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas primárias provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura, sem subprodutos

É possível segmentar a agroindústria em 2 subsetores: alimentar e não-alimentar. O alimentar é caracterizado pelo finalidade de alimentar pessoas.  Já a não-alimentar diz respeito à transformação ou à reutilização de produtos para outras funções, como roupas, couro, sapatos e produção de energia — como o biodiesel e o etanol.

Fale com um especialista
  • Desafios

    Ele se diferencia de outros setores da economia por 3 aspectos associados à sua matéria-prima: sazonalidade, perecibilidade e heterogeneidade. Por esta característica, diversos são seus desafios. Desde a constante busca pelo harmonia entre produtividade e aspectos ambientais para manutenção dos recursos. Até mesmo à busca pela maior profissionalização na gestão, uma vez que prevalece as empresas familiares, muitas vezes distantes de grandes centros urbanos, dificultando o acesso à tecnologia e inovação.

  • Experiência

    A Valor & Foco possui um portfólio de mais de 120 projetos para o segmento da agroindústria, que envolvem projetos de fábrica, valuation, modelagens de custos e melhoria de processos, até  estudos de mercado e de viabilidade para novas operações, internacionalização ou acesso comercial.