Hoje vamos mostrar os momentos ideais para uma empresa providenciar um estudo de mercado.
De fato, iremos mostrar as situações em que esta providência gera valor ao negócio. Portanto, antes de prosseguir com a leitura, recomendamos que assista o vídeo abaixo, ele é essencial para saber investir na hora certa e otimizar as comercializações.
Qual a importância do estudo de mercado?
Antes de tudo, precisamos compreender que a existência de um mercado é o que valida a vida da empresa. Em outras palavras, uma corporação privada só pode existir e ofertar se houver demanda dos bens ou serviços produzidos.
Entretanto, poucas instituições enxergam o valor dos mercados. Certamente, muitos gestores ignoram que uma observação mercadológica qualitativa pode ser a base do sucesso.
Afinal, conhecer o mistério que envolve as comercializações ajuda na finalidade de uma organização:
- Antecipar e aproveitar as oportunidades;
- Entregar os produtos conforme a verdadeira necessidade do mercado rigorosamente*;
- Se diferenciar da concorrência.
* Este ponto visa a entrega exata. Ou seja, evita entregar a mais para você não ter muitos custos sem que o mercado perceba o value do produto e também reduz as chances de oferecer menos e dificultar para a empresa escalar.
Quando é a hora de aplicar um estudo de mercado?
No mercado de tecnologia é comum o surgimento de novos empresários com foco nas novas tecnologias. Porém, estes mesmos empreendedores não enxergam quais problemas estas novidades tecnológicas objetivam solucionar.
Em parte, isso decorre das metodologias ágeis que visam fugir dos longos processos de desenvolvimento.
Ressaltamos sempre que apenas o mercado pode validar a existência de um problema ou uma dor a ser resolvida.
As informações do potencial consumidor não apenas orientam para o desenvolvimento de uma solução mais adequada, mas também como comunicá-lo de forma a atender a expectativa de valor, diferenciando-se dos concorrentes para uma venda mais assertiva.
Converse com um dos nossos especialistas e saiba mais sobre o estudo de mercado alinhado com as necessidades e os objetivos da sua organização.
Existem muitas situações nas quais o estudo de mercado auxilia um negócio. Todavia, há duas circunstâncias em que esta performance tende a valorar as tomadas de decisão:
1. Investir na venda de uma nova tecnologia
Ao longo dos anos tivemos diversos projetos na Valor & Foco. Um deles envolvia uma empresa que desenvolvia como nova tecnologia um equipamento de energia limpa.
Na prática, este cliente tinha dificuldades em converter as vendas da solução. Desse modo, a Valor & Foco desenvolveu uma pesquisa para entender o real valor do bem.
Assim, notamos que todos os diferenciais ofertados não estavam sendo percebidos como valorosos na visão do mercado. Com efeito, este cenário gerou mais gastos e uma precificação além dos concorrentes.
Como resultado da análise do projeto de tecnologia houve um reposicionamento do produto. Aliás, este movimento seria desnecessário se antes o negócio tivesse aplicado estudos de mercado. Desse modo, a organização teria economizado muitos recursos e muitas fases produtivas.
2. Analisar a concorrência
Em outro caso, a Valor & Foco prestou serviços para um negócio que tinha dificuldades com os concorrentes.
Foto: banco imagens Canva
Aqui, vale a pena destacar que ao oferecer uma novidade no mercado temos que pensar além do produto, pois também há serviços associados. Neste aspecto podem residir os diferenciais como:
- Condições de pagamento;
- Garantia;
- Suporte.
Neste trabalho desenvolvemos todo o mapeamento de concorrentes e realizamos pesquisas como cliente oculto.
Dessa forma conseguimos fortes argumentos para reposicionar o negócio e melhorar a comunicação pró-ativa junto aos clientes. Neste sentido a empresa alcançou um ciclo de vendas menor e o crescimento da conversão.
Em dados reais, a organização aumentou em 25% a conversão de leads e reduziu para mais de 20% o ciclo de vendas.
Deliberações e estudo de mercado
A pesquisa de mercado pode ser desenvolvida conforme os objetivos. Mas, o essencial é que a base da tomada de decisão vai ser sempre a informação.
Você melhora a capacidade de redirecionar o seu negócio na medida em que existem mais informações valiosas disponíveis.
A Valor & Foco ao longo dos anos realizou mais de 400 estudos de mercado para empresas de segmentos e portes variados, tanto em esfera privada como pública.
Ajudamos a fundamentar decisões para inovar no mundo comercial.
Faça contato com os nossos consultores de market research.