Um produto com valor agregado é aquele que atende às necessidades de seu público-alvo. Isto quer dizer que eliminar ou modificar itens que não contribuem para alcançar os objetivos da solução fazem parte da jornada rumo ao product market fit.
Este é o principal objetivo da Engenharia do Valor.
O seu conceito é dissociar a aplicação do produto em suas funções, ou seja, no seu propósito para o mercado, gerando e refinando alternativas criativas para entregar uma solução diferenciada e mais adequada ao cliente.
A Engenharia do Valor é desenvolvida por meio de interações ativas com o público-alvo e estudo de soluções similares que, de forma estruturada, promove a identificação das funções necessárias e características essenciais que devem ser desenvolvidas.
Analisar o mercado e dissociar o propósito da solução em funções de acordo com o perfil do público-alvo pretendido.
Promover levantamentos junto ao público-alvo que evidenciem a importância e necessidade de cada função que a solução deve prover.
Fase criativa de geração de ideias e análise de viabilidade “data driven”para desenvolver uma solução diferenciada que atenda aos anseios do mercado, otimizando seus custos de desenvolvimento.