Publicado em
Você sabe como o Capex e Opex impactam no plano de negócios das indústrias? O conhecimento sobre essa questão é muito importante, pois ambos os conceitos fornecem informações importantes sobre a saúde financeira dos negócios. Além disso, vão ajudar a sua indústria a desenvolver um plano de negócios eficiente.
Pensando na importância desse tema, assista ao vídeo abaixo para entender a definição dos termos, sua importância e os riscos incorridos ao trabalhar com as duas definições.
O Capex significa Capital Expenditure e ele refere-se às despesas de capital voltadas para investimentos. Já o Opex são as despesas correntes da empresa.
Dessa maneira, podemos dizer que o Capex oferece uma visão de médio e longo prazo, e o Opex, de curto prazo.
Qual o principal risco ao trabalhar com as duas definições?
O Capex prioriza investimentos imobilizados. Com isso, a origem do recurso deve ser o lucro da empresa.
Foto: banco imagens Canva
Já no Opex é um gasto operacional. Desse modo, a origem do recurso deve vir do faturamento. Isso gera risco para a empresa, porque algumas tiram o recurso do Capex direto do faturamento, podendo prejudicar a saúde financeira da operação.
Por que essas duas siglas são importantes no plano de negócio?
Quando começamos a desenvolver um plano de negócios, a base deve ser o mercado e os cenários projetados (dizem como vai projetar a demanda nos próximos anos).
A partir dessas informações torna-se possível estruturar uma operação para atender a essa demanda e entender o Capex e o Opex.
O Capex significa os investimentos a serem realizados. Por isso, acontece em momentos determinados e se a empresa estiver dando lucro. Caso contrário, buscam-se os investimentos no capital externo da empresa, pois não vai haver capital interno para desenvolver os aportes.
Outra questão importante sobre o Capex é que não é preciso fazer sempre no primeiro ano da empresa. Podemos desenvolver uma projeção para que ele possa ser incluído ao longo dos anos, facilitando a gestão financeira e econômica do seu empreendimento.
É fundamental que a empresa tenha controle rígido sobre o Opex, pois isso pode significar uma ruptura ou não das finanças da empresa, sendo necessário captar recursos externos, muitas vezes.
Uma vez que conseguimos entender a necessidade de capital para suprir o Opex, a gente consegue ter uma gestão financeira adequada e sustentável para o negócio.
Não deixe de baixar a nossa planilha de custos preparada especialmente para o segmento industrial. Ela vai permitir que você gerencie e controle os custos, e identificar oportunidades de redução de despesas.