Reivax: como implementamos a sua gestão estratégica de custos.
Reivax: como implementamos a sua gestão estratégica de custos.

Hoje abordaremos um tema importante para o mundo dos negócios: a gestão estratégica de custos.

Ao avaliarmos algumas demissões em massa do mercado de tecnologia percebemos que a nova realidade requer contenções. Podemos ainda complementar, mencionando a redução dos investimentos e as quedas históricas da NASDAQ.

Atualmente, o mundo corporativo preza por sustentabilidade econômica. Mas, este lado sustentável apenas se torna realidade, caso você tenha a convicção das despesas do seu negócio.

Ademais, outro fator essencial é conhecer quais são as projeções mercadológicas que embasam a previsão de dispêndios.

Veja no vídeo abaixo algumas lições sobre gestão de custos feita de forma estratégica. Acompanhe também como a Valor & Foco contribuiu para o alto crescimento sustentável da REIVAX, uma gigante do setor energético!

Mas afinal, o que são custos?

Na ótica empresarial, os custos são esforços econômicos para uma empresa entregar o produto ao mercado.

Em outras palavras, se percebemos os detalhes destes esforços, conseguimos avaliar quais recursos são necessários para a organização agregar valor mercadológico.

Fale com um dos nossos especialistas para conhecer mais sobre o trabalho da Valor & Foco em relação à estratégia de custos.

Como funcionam estes recursos?

Em primeiro lugar, parte destes recursos atua de modo direto sobre o produto. Segundo lugar, certos expedientes incidem de forma indireta. A seguir leia duas exemplificações para perceber melhor a ideia.

  • Setor de suporte: Esta área atua de maneira direta na entrega de valor dos bens aos clientes. Uma excelente prestação de serviço pode ampliar o market share da companhia.
  • Setor financeiro: É um setor indireto. O número de pessoas na equipe financeira não significa que uma instituição ganha mais mercado, necessariamente.

Com este conhecimento em mente, temos condições de desenvolver um sistema de custos para o crescimento sustentável.

Como montar um sistema de custos?

Ao compreendermos essa dinâmica acima fica fácil avaliar a real necessidade de recursos para atendermos o mercado. Como exemplo de um sistema de custos vamos considerar o setor de suporte, novamente.

Imagine que seu público consome em média 1 hora do suporte por mês. Assim, com a previsão de adquirir 160 novos clientes, a empresa demanda 160 horas de atendimento no próximo período mensal.

Os cálculos revelam a demanda por uma contratação. Afinal, 1 funcionário trabalha 8 horas por dia e 160 horas ao mês.

homem digitando no teclado do computador com duas telas ao fundoFoto: banco imagens Canva

Aliás, ao integrar na equação os aspectos financeiros como salários e outras despesas necessárias ao suporte, podemos valorar não apenas o custo como também a parte exata da receita para cobrir a despesa do departamento.

Desta forma é possível tornar sustentável uma empresa. Deste jeito, contratamos o número correto de pessoas conforme o crescimento do negócio e sem desperdícios no aporte.

Este tipo de sistema verifica gastos no passado, controla despesas presentes e aponta as corretas projeções dos dispêndios futuros. Com efeito, isto forma a tal sustentabilidade que é um meio para o lucro constante de uma corporação.

O que você está procurando? Ver Todos

Procurando uma forma segura para tomar decisões importantes?

Estamos aqui para ajudar você a fundamentar decisões, no planejamento e implantação de projetos que transformam o seu negócio.

Fale com um especialista
Procurando uma forma segura para tomar decisões importantes?