Publicado em

Um estudo de mercado para o setor de embalagens plásticas do Brasil foi realizado para a Inplac. O objetivo era fundamentar uma decisão sobre qual segmento de mercado deveriam focar suas ações comerciais a fim de otimizar suas vendas e aumentar o retorno.

Com mais de 1.000 colaboradores, desde 1974 a Inplac S/A é destaque nacional no segmento de embalagens plásticas para o setor agrícola. Localizada em Santa Catarina, a empresa é pioneira em inovação tecnológica aplicada a produtos plásticos e serviços, se tornando líder nacional no setor.

Com o objetivo de sustentar a definição de seu foco de mercado, o estudo teve como premissa não apenas identificar o tamanho do mercado alvo, mas também orientar a adequação técnica do produto final a fim de atender às expectativas dos potenciais clientes.

A jornada do projeto envolveu então o estudo detalhado do setor de embalagens plásticas, em bases secundárias, a fim de projetar o tamanho e o crescimento do consumo para os próximos 5 anos. Com o intuito de detalhar a necessidade do público alvo, foram realizadas pesquisas diretas de cunho primário, a fim de orientar a definição do produto ideal. Para tanto foi utilizado também o método de Engenharia do Valor que visa eliminar ou modificar itens que não contribuem para alcançar os objetivos da solução, orientando para a maior percepção de valor por parte dos clientes.

Adicionalmente, pesquisas com empresas concorrentes foram empreendidas a fim de analisar o market share e identificar diferenciais, tanto de produto quanto do serviço associado, para orientar o estabelecimento de argumentos que permitam impulsionar as vendas, otimizando o custo de aquisição.

No final, o estudo de mercado para o setor de embalagens plásticas viabilizou o desenvolvimento de um plano tático comercial que aumentou a assertividade da equipe comercial e, consequentemente, otimizou o processo de vendas focado em resultados de curto prazo.