Como definir o nosso propósito como empresa?

Criado por: 8 dez, 2021Industria, Planos e Estratégias, Vitrine da V&F0 Comentários

 

Depois de anos de crescimento no Brasil e visando uma expansão internacional, a C-Pack resolveu se questionar: Como definir o nosso propósito como empresa?

 

Como definir o nosso propósito como empresa?

Como definir o nosso propósito como empresa?

A pergunta parece simples, mas a sua resposta pode trazer impactos imensuráveis. Uma organização alinhada a um propósito motiva pessoas, encanta clientes e impacta toda a sua comunidade. Afinal de contas, Mike Malone e Yuri Van Geest, na obra “Organizações Exponenciais”, analisaram mais de 100 empresas que cresceram de forma acelerada e descobriram que todas tinham algo em comum: um propósito transformador!

 

E a resposta para essa pergunta passa por diversas reflexões como a vocação da empresa, o problema que ela resolve, como impacta a sua comunidade e como contribui para gerar um futuro melhor para todos, dentre muitas outras. De fato, em uma organização que vem crescendo de forma sustentável, o propósito sempre esteve presente, muito embora não tenha sido declarado.

 

Mas afinal, como definir o nosso propósito como empresa?

 

Para orientar a C-Pack nesta resposta, a unidade de estratégias da Valor & Foco desenvolveu uma metodologia fundamentada em uma análise profunda da identidade da organização e sua relação com o seu ecossistema.

 

A metodologia partiu da análise de toda a estrutura de negócios e histórico de desenvolvimento da empresa, assim como o seu posicionamento estratégico junto aos clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade. Por meio de um diagnóstico estratégico para levantamento de requisitos junto aos seus principais stakeholders, desenhou-se o mapa estratégico de percepção de valor que, juntamente com a visão de futuro da empresa, ajudou a organização a responder:

  • O que amamos fazer?
  • O que o mundo precisa?
  • Como podemos impactar a nossa comunidade?

 

A partir destas reflexões, e por meio de interações dinâmicas entre as equipes, foi possível definir o Propósito Transformador Massivo que deve orientar a C-Pack no seu crescimento internacional como organização!

 

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.