EVA | Engenharia e Análise
do Valor

“Adequar o produto ao mercado, eliminando itens que não contribuem para alcançar os objetivos do negócio.”

O conceito da EVA é dissociar o produto em suas funções, ou seja, no seu propósito para o mercado, gerando alternativas criativas para entregar uma solução diferenciada, mais adequada e com menor custo ao mercado-alvo.

Etapas

Engenharia do Valor é implantada de forma organizada e facilitada, com foco no mercado, objetivando a análise criativa das características essenciais de bens e serviços, visando otimizar a lucratividade do negócio.

Identificação e avaliação do perfil do mercado consumidor potencial;

Identificação e avaliação do mercado concorrente direto e substituto;

Identificação das funções aliadas ao produto e ao serviço;

Definição do grau de importância das funções na visão do cliente;

Definição do nível de satisfação das funções na visão dos clientes;

Avaliação do grau de importância da empresa sobre as funções do produto;

Planejamento e avaliação das alternativas adotadas para agregação de valor ao negócio.

Resultados

N

Simulação e análise crítica de alternativas para agregação de valor aos novos produtos e serviços oferecidos pela empresa;

N

Redução de custos de produção de bens e serviços aliada ao aumento do valor percebido pelos clientes;

N

Definição de uma nova dinâmica que permitirá a obtenção de diferenciais competitivos para o negócio.

Trabalhos de destaque

Criatec

2017

A incubadora Criatec de Ijuí contratou projeto de Engenharia e Análise do Valor para 10 empresas incubadas. O projeto, pelo enfoque da agregação de valor, contribuiu no estabelecimento de uma dinâmica para a obtenção de diferenciais competitivos para o produto chave, com o propósito de contribuir no desenvolvimento de novos produtos e serviços aliado ao aumento do valor percebido pelos clientes, permitindo:

  • Identificação e avaliação do perfil do mercado consumidor potencial;
  • Identificação e avaliação do mercado concorrente;
  • Identificação das funções aliadas ao produto ou ao serviço;
  • Elaboração de pesquisa de mercado;
  • Definição do grau de importância das funções na visão do cliente;
  • Avaliação do grau de importância sobre as funções do produto;
  • Subsídios para a definição de preços com base no valor;
  • Planejamento e avaliação das alternativas adotadas para agregação de valor ao negócio.

Inaitec

2011

Em 2011, o Inaitec, incubadora da Cidade Pedra Branca, contratou para 9 empreendimentos incubados, um projeto de Engenharia do Valor. Os principais resultados para as empresas foram: ü Simulação e análise crítica de alternativas para agregação de valor ao produto- chave de cada empresa;

 

  • Redução de custos de produção do ativo aliada ao aumento do valor percebido pelos clientes de cada empresa;
  • Definição de uma nova dinâmica que permitirá a obtenção de diferenciais competitivos para cada negócio.

Depoimentos

Preencha o formulário abaixo para receber uma planilha simplificada de avaliação da percepção de valor da sua solução no mercado.

Contato

Precisando de mais informações?
Entre com contato com um de nossos especialistas.

Preencha o formulário