GPE | Gestão e Planejamento Estratégico  

“Formular estratégias que definem os rumos para atingir os objetivos de uma organização.”

A GPE analisa a organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento a ser monitorado por ações e indicadores concretos.

A sua finalidade é aplicar eficazmente os recursos disponíveis, explorando as condições favoráveis para alcançar os seus objetivos.

Etapas

A GPE – Gestão e Planejamento Estratégico é implantada a partir de uma análise de cenários que ressaltam as oportunidades e ameaças à organização, a partir de seus pontos fortes e fracos.

O desdobramento em estratégias ocorre de acordo com as competências organizacionais e o posicionamento estratégico do negócio.

Orientação estratégica

Estudo da situação e histórico da organização, seu posicionamento, produtos, públicos e suas linhas de atuação para revisar a missão e visão corporativa

Mapeamento das competências internas e levantamento de oportunidades de melhoria em processos gerenciais;

Mapeamento de oportunidades externas e análise do público alvo de acordo com potenciais de demanda e competências internas;

Viabilizar a formulação de metas e objetivos alinhados às estratégias da organização;

Orientar a implantação de práticas de feedback e controle de execução do planejamento estratégico.

Resultados

N

Revisão do histórico e posicionamento da organização junto ao setor de atuação e stakeholders;

N

Promover o realinhamento estratégico da organização, em curto, médio e longo prazo;

N

Subsidiar a integração dos diversos setores e departamentos do empreendimento, alinhando a comunicação junto aos principais stakeholders;

N

Subsidiar o desenvolvimento de uma estrutura de acompanhamento global da competitividade da instituição.

N

Avaliação sistemática sobre a geração, fornecimento e captação de valor, permitindo a priorização das soluções e públicos alvo;

N

Definição de alternativas para a arquitetura da organização, agregando informações detalhadas sobre o modelo, potenciais parceiros, mercado e demais fatores envolvidos.

Trabalhos de destaque

Startup Anestech

2016

A startup Anestech contratou em 2016, a área de custos da VF Tec para auxiliar no reposicionamento das políticas de precificação de suas soluções, de acordo com as premissas para estabelecimento de margens de lucratividade.

Ionics

2014

A Ionics contratou, em 2014, o projeto de Gestão Estratégica de Custos. Ao longo do projeto todos os processos da empresa foram mapeados e tiveram suas propostas melhorias direcionadas por indicadores de custos. O trabalho gerou uma otimização operacional que aumentou a produtividade do negócio e fomentou o aumento da lucratividade por meio da redução de custos.

Grupo Specto

2010

Em 2010, a VF Tec foi contratada pelo Grupo Specto para revisar toda a política de gestão de custos da indústria, propondo um novo modelo de gerenciamento de custeio voltado para a otimização fabril. A Specto vem, por mais de 26 anos, desenvolvendo e entregando soluções inteligentes para gestão de atendimento de empresas privadas e órgãos públicos.

Reivax S/A

2008

Em 2008, a Reivax S/A Automação e Controle contratou a VF Tec para reavaliar e readequar toda a política de gestão de custos da empresa. A Reivax é uma multinacional de tecnologia para o segmento hidroelétrico presente em mais de 40 países.

Mapeamento e análise interna

R

Análise sistemática do ambiente interno à organização;

R

Análise das áreas funcionais da organização (produção, marketing, recursos humanos e finanças).

Contato

Precisando de mais informações?
Entre com contato com um de nossos especialistas.

Preencha o formulário