EVTE | Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Comercial

“Analisar o retorno e mensurar riscos de um novo investimento ou negócio.” 

Um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Comercial fornece indicadores técnicos, financeiros,econômicos e mercadológicos, que avaliam o processo de estruturação tática e estratégica de um novo investimento ou tecnologia.

Antes de iniciar uma nova empreitada, analise todos os riscos e oportunidades envolvidas, antecipando ações de contorno que podem limitar o seu desenvolvimento.

Etapas

O EVTE envolve a avaliação detalhada dos cenários de mercado e a estruturação dos processos técnicos e tecnológicos associados, gerando configurações que proporcionem a seleção da melhor solução, através da análise da qualidade do investimento e retorno esperado.

Estudo da oportunidade

Identificação do modelo de negócios pretendido com análise de benchmarks relavantes no mercado de atuação

Estudo de mercado

Projeção da demanda de acordo com a definição do perfil dos clientes potenciais por segmento de mercado e avaliação do mercado concorrente;

Estudo do produto

Análise da composição do produto, tecnologia, insumos e legislação associada

 

Estudo de processos

Estudo operacional – Definição do modelo de operação [infraestrutura, equipamentos, postos de trabalho] para atender a projeção de demanda.

Estudo de RH – Identificação e projeção funcional dos profissionais necessários para a operacionalização do negócio;

Estudo comercial – Definição da estrutura comercial necessária de acordo com o setor de atuação para atender ao mercado-alvo;

Estudo da estrutura – Dimensionamento da estrutura para garantir o crescimento do negócio de acordo com as legislações vigentes

Estudo econômico-financeiro

Análise de viabilidade econômica e financeira conforme projeção de cenários de mercado e configurações do negócio

Resultados

N

Avaliação do perfil do mercado consumidor potencial e concorrente associado

N

Análise do processo de desenvolvimento operacional, comercial, organizacional e financeiro do novo negócio

N

Mapeamento de configurações do empreendimento e cenários de mercado, de forma a apresentar a viabilidade econômica e financeira do negócio.

Trabalhos de destaque

Welle Laser

2010

Em 2010, a VF Tec desenvolveu o projeto de análise de viabilidade da empresa Welle Laser, eleita em 2015 pela Exame PME e Deloitte como a organização que mais crescia no país. O trabalho consistiu na análise e projeção de mercados, estruturação da operação para atender à demanda, além da necessidade de investimentos para sustentar o plano de crescimento.

Photonita

2010

A Photonita, vencedora do Prêmio Stemmer de Inovação em 2013, contratou projeto de estudo de viabilidade técnica, econômica e comercial para o serviço de aplicação de métodos não-destrutivos em materiais compósitos utilizando a técnica de shearografia, abrangendo coleta de informações primárias e secundárias junto ao setor industrial de óleo e gás, tanto de cunho qualitativo quanto quantitativo, prospecção tecnológica e inteligência competitiva, além de análise da qualidade de investimento.

Audaces

2007

A Audaces contratou a VF Tec para analisar a viabilidade da implantação de uma nova indústria de máquina de corte têxtil no Brasil ou na Itália. Fundada em 1992, a Audaces é líder no Brasil e na América Latina no segmento de tecnologia para moda, com o apoio de 300 colaboradores. A multinacional exporta para mais de 70 países, totalizando cerca de 8,5 mil clientes. Conta com cinco unidades no Brasil e três na América Latina

Depoimentos

Contato

Precisando de mais informações?
Entre com contato com um de nossos especialistas.

Preencha o formulário