EVA | Engenharia e Análise
do Valor

“Adequar o produto ao mercado, eliminando itens que não contribuem para alcançar os objetivos do negócio.”

O conceito da EVA é dissociar o produto em suas funções, ou seja, no seu propósito para o mercado, gerando alternativas criativas para entregar uma solução diferenciada, mais adequada e com menor custo ao mercado-alvo.

Etapas

Engenharia do Valor é implantada de forma organizada e facilitada, com foco no mercado, objetivando a análise criativa das características essenciais de bens e serviços, visando otimizar a lucratividade do negócio.

Identificação e avaliação do perfil do mercado consumidor potencial;

Identificação e avaliação do mercado concorrente direto e substituto;

Identificação das funções aliadas ao produto e ao serviço;

Definição do grau de importância das funções na visão do cliente;

Definição do nível de satisfação das funções na visão dos clientes;

Avaliação do grau de importância da empresa sobre as funções do produto;

Planejamento e avaliação das alternativas adotadas para agregação de valor ao negócio.

Resultados

N

Simulação e análise crítica de alternativas para agregação de valor aos novos produtos e serviços oferecidos pela empresa;

N

Redução de custos de produção de bens e serviços aliada ao aumento do valor percebido pelos clientes;

N

Definição de uma nova dinâmica que permitirá a obtenção de diferenciais competitivos para o negócio.

Trabalhos de destaque

Tractebel

2011

Buscando promover a competitivade de seus fornecedores, a então Tractebel contrataou os serviços de Engenharia e Análise do Valor da VF Service. Para cada um dos 13 fornecedores elencados, os principais produtos foram avaliados, funcionalmente, e de acordo com informações diretas de mercado, oportunizou a eliminação de componentes que não agregavam valor, reduzindo os custos de comercialização.

Contato

Precisando de mais informações?
Entre com contato com um de nossos especialistas.

Preencha o formulário