EMC | Estudo de Mercado
“Apoiar a estratégia de exploração comercial de um negócio.”
Um EMC identifica o potencial comercial de uma solução, subsidiando a estruturação da estratégia de relacionamento com o mercado.
A adequação da solução ao mercado-alvo depende de um conhecimento detalhado do ambiente mercadológico!

Etapas

Analisar o perfil do setor, buscando mapear as características de operação do segmento;

Mapear os produtos concorrentes e substitutos, procurando identificar tendências de mercado;

Analisar o mercado fornecedor de insumos e matérias-primas, mapeando a logística de aquisição;

Estudar o perfil do mercado consumidor para identificar oportunidades e avaliar o potencial de mercado para os produtos;

Mapear os canais de distribuição e de venda de acordo com o perfil do consumidor final, subsidiando o desenho do modelo comercial;

Promover a análise do mercado concorrente com o intuito de identificar estratégias de distribuição e relacionamento com o público-alvo;

Mapear os riscos associados ao desenvolvimento do negócio junto ao mercado-alvo.
Resultados
Identificação do potencial de demanda por canal de distribuição, subsidiando a estruturação de estratégias comerciais no curto e médio prazo;
Subsídios para adequação dos produtos ao mercado-alvo;
Subsídios para a definição das bases da ação comercial da empresa para o mercado de atuação, considerando as estratégias de curto e médio prazo;
Orientação para a determinação do volume de negócios previsto por tipologia de produto.
Mitigação dos riscos associados às estratégias de desenvolvimento do novo negócio;
Mapeamento da cadeia de abastecimento de matéria-prima e insumos.
