EMC | Estudo de Mercado

“Apoiar a estratégia de exploração comercial de um negócio.”

Um EMC identifica o potencial comercial de uma solução, subsidiando a estruturação da estratégia de relacionamento com o mercado.

A adequação da solução ao mercado-alvo depende de um conhecimento detalhado do ambiente mercadológico!

Etapas

Analisar o perfil do setor, buscando mapear as características de operação do segmento;

Mapear os produtos concorrentes e substitutos, procurando identificar tendências de mercado;

Analisar o mercado fornecedor de insumos e matérias-primas, mapeando a logística de aquisição;

Estudar o perfil do mercado consumidor para identificar oportunidades e avaliar o potencial de mercado para os produtos;

Mapear os canais de distribuição e de venda de acordo com o perfil do consumidor final, subsidiando o desenho do modelo comercial;

Promover a análise do mercado concorrente com o intuito de identificar estratégias de distribuição e relacionamento com o público-alvo;

Mapear os riscos associados ao desenvolvimento do negócio junto ao mercado-alvo.

Resultados

N

Identificação do potencial de demanda por canal de distribuição, subsidiando a estruturação de estratégias comerciais no curto e médio prazo;

N

Subsídios para adequação dos produtos ao mercado-alvo;

N

Subsídios para a definição das bases da ação comercial da empresa para o mercado de atuação, considerando as estratégias de curto e médio prazo;

N

Orientação para a determinação do volume de negócios previsto por tipologia de produto.

N

Mitigação dos riscos associados às estratégias de desenvolvimento do novo negócio;

N

Mapeamento da cadeia de abastecimento de matéria-prima e insumos.

Trabalhos de destaque

Sebrae/SC

2009

Visando estruturar uma cooperativa de pescado que beneficiaria 5 mil famílias do entorno da Lagoa do Imaruí, o Banco do Brasil contratou, por meio do Sebrae/SC, um projeto de viabilidade comercial que mapeou todo a cadeia de mercado varejista e atacadista para produtos de pescado, permitindo o desenvolvimento de novos produtos que permitiriam a diferenciação da nova cooperativa, garantindo uma vantagem competitiva.

Contato

Precisando de mais informações?
Entre com contato com um de nossos especialistas.

Preencha o formulário