GPE | Gestão e Planejamento Estratégico  

“Formular estratégias que definem os rumos para atingir os objetivos de uma organização.”

A GPE analisa a organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento a ser monitorado por ações e indicadores concretos.

A sua finalidade é aplicar eficazmente os recursos disponíveis, explorando as condições favoráveis para alcançar os seus objetivos.

Etapas

A GPE – Gestão e Planejamento Estratégico é implantada a partir de uma análise de cenários que ressaltam as oportunidades e ameaças à organização, a partir de seus pontos fortes e fracos.

O desdobramento em estratégias ocorre de acordo com as competências organizacionais e o posicionamento estratégico do negócio.

Orientação estratégica

Estudo da situação e histórico da organização, seu posicionamento, produtos, públicos e suas linhas de atuação para revisar a missão e visão corporativa

Mapeamento das competências internas e levantamento de oportunidades de melhoria em processos gerenciais;

Mapeamento de oportunidades externas e análise do público alvo de acordo com potenciais de demanda e competências internas;

Viabilizar a formulação de metas e objetivos alinhados às estratégias da organização;

Orientar a implantação de práticas de feedback e controle de execução do planejamento estratégico.

Resultados

N

Revisão do histórico e posicionamento da organização junto ao setor de atuação e stakeholders;

N

Promover o realinhamento estratégico da organização, em curto, médio e longo prazo;

N

Subsidiar a integração dos diversos setores e departamentos do empreendimento, alinhando a comunicação junto aos principais stakeholders;

N

Subsidiar o desenvolvimento de uma estrutura de acompanhamento global da competitividade da instituição.

N

Avaliação sistemática sobre a geração, fornecimento e captação de valor, permitindo a priorização das soluções e públicos alvo;

N

Definição de alternativas para a arquitetura da organização, agregando informações detalhadas sobre o modelo, potenciais parceiros, mercado e demais fatores envolvidos.

Trabalhos de destaque

Agroconsult

2016

Buscando reposicionar o negócio no mercado com o intuito de expandir suas linhas de atuação, a Agroconsult contratou os serviços de Gestão e Planejamento Estratégico. As principais dúvidas residiam sobre:

  • Como otimizar a exploração comercial de seus ativos
  • Como gerar mais resultados a partir de sua expertise e competências?
  • Como ampliar a penetração de mercado?

Agroconsult

Na primeira etapa houve o alinhamento estratégico, através do diagnóstico das variáveis gerenciais, organizacionais e mercadológicas que compõem o ambiente institucional atual e futuro, por meio do desenvolvimento do planejamento estratégico e seus elementos de análise, monitoramento e intervenção, consolidando assim um ambiente organizacional que reforça o alcance das estratégias competitivas elaboradas.

Agroconsult

Já na etapa final, empreendeu-se o alinhamento tático, através da priorização de macroestratégias e estratégias de desenvolvimento, por meio da elaboração de planos de ação de curto e médio prazo por setor, viabilizando também a remodelação do ambiente organizacional para reforçar o alcance das estratégias competitivas elaboradas.

Mapeamento e análise interna

R

Análise sistemática do ambiente interno à organização;

R

Análise das áreas funcionais da organização (produção, marketing, recursos humanos e finanças).

Contato

Precisando de mais informações?
Entre com contato com um de nossos especialistas.

Preencha o formulário