PN | Plano de Negócios

“Estruturar ou vender um novo negócio.”

Um Plano de Negócios é um mapa para garantir que o empreendedor não perca o caminho enquanto desenvolve o seu negócio. 

Ele também pode se configurar como um documento de venda para levantar capital junto a investidores ou agências de fomento!

Etapas

O PN envolve a avaliação detalhada dos cenários de mercado e a estruturação dos processos operacionais, comerciais e financeiros associados, gerando configurações que proporcionem a estruturação da melhor solução, através da análise da qualidade do investimento e retorno esperado.

Análise da oportunidade

Identificação do modelo de negócios pretendido com análise de benchmarks relavantes no mercado de atuação.

Priorização de mercados

Projeção da demanda de acordo com a definição do perfil dos clientes potenciais por segmento de mercado e avaliação do mercado concorrente;

Plano de marketing

Desenvolver estratégias de relacionamento com o mercado segundo características do perfil do mercado consumidor e concorrente;

Plano operacional

Projeção da demanda de acordo com a definição do perfil dos clientes potenciais por segmento de mercado e avaliação do mercado concorrente;

Plano econômico-financeiro

Identificação da necessidade de capital e análise do retorno econômico do modelo de negócios pretendido, conforme projeção de cenários de mercado e configurações do negócio

Resultados

N

Descrição dos recursos necessários e disponíveis para a implementação das estratégias;

N

Análise das implementações para a minimização de riscos e incertezas;

N

Desenvolvimento de uma política de relacionamento com o mercado alinhada com a estratégia de desenvolvimento do novo negócio;

N

Projeção dos resultados das estratégias de vendas, operação e financeiras;

Trabalhos de destaque

INERGE

2016

através do instituto INERGE foi desenvolvido um plano de negócios para um novo produto da CELESC. Tratava-se de um VANT – Veículo Aéreo não Tripulado desenvolvido para monitorar linhas de transmissão elétrica. O projeto abrangeu a coleta de indicadores primários e secundários, para o setor de transmissão elétrica, além do setor industrial, promovendo a prospecção tecnológica e inteligência competitiva, além de análise do impacto social e econômico, para subsidiar plano de investimento e rentabilidade do projeto.

Biogenetika

2015

o Laboratório Biogenetika, especializado em exames genéticos, contratou o desenvolvimento de um plano de negócios para orientar o desenvolvimento do modelo de negócios e projetar o seu crescimento. O projeto mapeou todo o mercado existente, tanto consumidor quanto concorrente, permitindo avaliar o volume de demanda. Além disto, toda a política de marketing foi desenvolvida para garantir a estruturação da operação de acordo com a demanda existente. Por fim, todo os cenários de receitas e configurações de negócio foram projetados, permitindo avaliar a rentabilidade esperada além de ajustar o negócio aos riscos identificados.

Secretaria de Ciência e Tecnologia do Pará

2009

a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Pará, por meio da FADESP, contratou o desenvolvimento de 5 planos de negócios para novos laboratórios que iriam se instalar no Parque Tecnológico do Guamá, em Belém/PA. Os laboratórios eram o CEAMAZON – Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia, Laboratório de Alta e Extra-Alta Tensão, Laboratório de Óleos da Amazônia, LASSE – Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica e Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia. O objetivo era oferecer uma visão de negócio para laboratórios de iniciativa acadêmica. Mais informações em http://bit.ly/portfolio-laboratorios

Contato

Precisando de mais informações?
Entre com contato com um de nossos especialistas.

Preencha o formulário