GPE | Gestão e Planejamento Estratégico  

“Formular estratégias que definem os rumos para atingir os objetivos de uma organização.”

A GPE analisa a organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento a ser monitorado por ações e indicadores concretos.

A sua finalidade é aplicar eficazmente os recursos disponíveis, explorando as condições favoráveis para alcançar os seus objetivos.

Etapas

A GPE – Gestão e Planejamento Estratégico é implantada a partir de uma análise de cenários que ressaltam as oportunidades e ameaças à organização, a partir de seus pontos fortes e fracos.

O desdobramento em estratégias ocorre de acordo com as competências organizacionais e o posicionamento estratégico do negócio.

Orientação estratégica

Estudo da situação e histórico da organização, seu posicionamento, produtos, públicos e suas linhas de atuação para revisar a missão e visão corporativa

Mapeamento das competências internas e levantamento de oportunidades de melhoria em processos gerenciais;

Mapeamento de oportunidades externas e análise do público alvo de acordo com potenciais de demanda e competências internas;

Viabilizar a formulação de metas e objetivos alinhados às estratégias da organização;

Orientar a implantação de práticas de feedback e controle de execução do planejamento estratégico.

Mapeamento e análise interna

– Análise sistemática do ambiente interno à organização;

– Análise das áreas funcionais da organização (produção, marketing, recursos humanos e finanças).

Resultados

N

Revisão do histórico e posicionamento da organização junto ao setor de atuação e stakeholders;

N

Promover o realinhamento estratégico da organização, em curto, médio e longo prazo;

N

Subsidiar a integração dos diversos setores e departamentos do empreendimento, alinhando a comunicação junto aos principais stakeholders;

N

Subsidiar o desenvolvimento de uma estrutura de acompanhamento global da competitividade da instituição.

N

Avaliação sistemática sobre a geração, fornecimento e captação de valor, permitindo a priorização das soluções e públicos alvo;

N

Definição de alternativas para a arquitetura da organização, agregando informações detalhadas sobre o modelo, potenciais parceiros, mercado e demais fatores envolvidos.

Trabalhos de destaque

Indústrias do Setor Metal Mecânico na Região Meio Oeste de Santa Catarina

2012

Foi realizado um planejamento estratégico para um grupo de 20 indústrias do setor metal mecânico na região meio oeste de Santa Catarina. O projeto viabilizou a elaboração de estratégias empresariais, promovendo o diagnóstico das variáveis gerenciais, organizacionais e mercadológicas que compõem o ambiente empresarial atual e futuro, por meio do desenvolvimento do planejamento estratégico e seus elementos de análise, monitoramento e intervenção, consolidando assim um ambiente empresarial que reforça o alcance das estratégias competitivas elaboradas.

Tractebel

2012

As indústrias fornecedoras da Tractebel realizaram, em 2012, um planejamento estratégico  para  revisão e definição da missão e visão corporativa das empresas, viabilizar a formulação de metas e objetivos alinhados às estratégias das empresas e orientar a implantação de práticas de feedback e controle de execução do planejamento estratégico.

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