GEC | Gestão Estratégica de Custos
“Uso de custos para desenvolver estratégias superiores que produzirão uma vantagem competitiva.”
A gestão estratégica de custos busca analisar toda a cadeia de valor desde o desenvolvimento da tecnologia até o consumidor final. A sua finalidade principal é fornecer as informações que o seu negócio necessita para proporcionar valor, qualidade e oportunidade que os seus clientes desejam.

Etapas
A GEC é implantada por meio de análise da cadeia de valores, de seu posicionamento estratégico e do estudo de seus direcionadores de custos, viabilizando assim a competitividade mercadológica de seu negócio.

Rastreamento de processos para identificar e mensurar os desperdícios que impactam na lucratividade da empresa

Levantamento e apropriação de custos aos produtos e processos, conforme características da empresa

Desenvolvimento de sistema de controle de custos e simulação de melhorias

Identificação da produtividade da mão de obra por setor e por produto, subsidiando a identificação da quantidade ideal de colaboradores

Identificação da capacidade operacional por produto e por setor, sustentando a avaliação de estratégias como a terceirização da produção

Ambiente para simular estratégias de preços, vendas e produção, analisando o impacto sobre a lucratividade de cada produto e da empresa

Otimização de custos de forma a aumentar a lucratividade do negócio, além do retorno sobre investimentos no negócio, como compra de máquinas ou alterações de layout.
Resultados
Mensuração dos desperdícios dos processos e produtos/serviços;
Proposta de melhoria da produtividade global da empresa;
Avaliação da implantação de melhorias para redução de custos e aumento da margem de lucro real;
Sistema de formação de preço que possibilita simular cenários e negociações.
